Como recuperar arquivos ocultos pelo Free Hide Folder

Free Hide Folder

Há alguns meses atrás eu tinha instalado o programa Free Hide Folder, que é utilizado para esconder pastas no computador, protegendo contra o acesso alheio. Na época em que escrevi o post eu tinha testado o programa ocultando uma pasta com muitas imagens usadas no blog. Tudo funcionou bem, sem nenhum problema. Até o dia que resolvi subitamente formatar o HD (disco C:) para instalar outro SO.

Como os meus backups ficam em outra unidade (disco D:), nem me lembrei que tinha ocultado aquela pasta neste disco. Minha surpresa foi que ao reinstalar o novo SO, quando fui atrás daquela pasta, lembrei de tê-la ocultado com o Free Hide Folder, mas não tinha seguido as instruções do desenvolvedor, de fazer um backup das configurações das pastas ocultas para o caso de ter que restaurar futuramente. Bem, eu sabia que os arquivos que estavam ocultos no meu disco D: ainda estavam lá, apenas não conseguia mais vê-los e acessá-los. Não consegui recuperar, mesmo reinstalando o Free Hide Folder.

A dica que vou lhes mostrar agora é como eu consegui recuperar estes arquivos. Talvez você tenha passado por isso e ainda dê tempo para você recuperar seus dados, caso ainda não tenha formatado o HD onde estão os dados ocultos. Pois se tiver feito isso, somente uma ferramenta profissional para recuperação de dados é que vai resolver.

Na verdade, os arquivos ainda estavam no HD, ocupando espaço em disco, mas a pasta que antes tinha um determinado nome, agora estava com o nome RECYCLEDÿÿ. Como eu sabia que esta pasta estava dentro de uma outra (D:\Downloads), eu usei este programinha para ir me mostrando os conteúdos das pastas (e o espaço ocupado por elas). Foi assim que descobri que o nome daquela pasta agora era RECYCLEDÿÿ, pois abrindo ela com esse programa eu encontrei meus arquivos. Bingo! O que eu tinha que fazer agora era achar uma maneira de desocultar esta pasta e pronto!

Para fazer isso eu usei a linha de comando, ou prompt de comando, como queiram. Para saber os atributos de uma pasta basta acessar a raiz, onde ela se encontra e digitar o comando: attrib <nome da pasta> [enter]

A pasta "perdida" se encontrava dentro da pasta D:\Downloads (mesmo lugar de antes), estava com os atributos SH (que indica pasta de sistema e oculta). O que eu fiz para desocultar esta pasta foi digitar o comando attrib –s –h <nome da pasta> [enter] usando a linha de comando (CMD). Mas como eu encontrei o caractere ÿ, se ele não tem no teclado? Você pode usar o mapa de caracteres que vem no Windows, que fica dentro da pasta Acessórios do Menu Iniciar, e então copiar e colar este caractere dentro da janela do prompt de comando, usando o ícone do alto à esquerda da janela e escolhendo a opção Editar/Colar (não use CTRL+V que não funciona). Veja os caracteres da tabela ASCII completa. Mas pode ser que no seu caso seja outro caractere. Não importa.

Feito isso, minha pasta voltou a aparecer no Windows Explorer. Como eu já podia vê-la, então pude renomear ela colocando o antigo nome e enfim recuperei meus arquivos! Espero que esta dica seja útil para você.

Ah, o programa Free Hide Folder é bom, mas temos que tomar certos cuidados com ele. Nunca se esquecer que toda vez que você ocultar uma pasta, faça um backup das configurações dos dados ocultos para se prevenir. Faça isso usando o próprio Free Hide Folder. Qualquer dúvida, comentem!

32 comentários

Postar um comentário